No dia 17/04/2015, das 09:00 às 11:00, na sala de teleconferência do CETEP, nesta, aconteceu a videoconferência do Pacto pelo Ensino Médio, a fim de apresentar propostas do referido projeto para o ano de 2015, bem como, sanar as dúvidas existentes. A vídeo teve início com o professor Eliezer Souza, Superintendente de Políticas para a Educação, que pontuou as discussões para as ações do Pacto 2015:
• Foco nos índices externos
• Fortalecimento da eleição dos líderes e
• Ênfase na gestão democrática.
• O perfil do líder democrático consegue arregimentar pessoas para um objetivo coletivo.
Em seguida a Diretora Edileuza Neres discorreu sobre ações significativas do Pacto 2014, bem como, as explanações de mais ideias boas para 2015. Continuando o evento, foi a vez da Assessora pedagógica Valuza Saraiva que, dentre outros assuntos, falou sobre a certificação que será para todos os cursistas Efetivo, REDA e PST. Disse que o O.E terá direito a 2 certificados: Um como cursista e outro como orientador. Afirmou que o MEC já garantiu o pagamento das bolsas, embora não tenha precisão de data para isso. Discutiu a ainda a importância do trabalho coletivo, com todos irmanados para o sucesso do bem comum.
Em seguida, Valdirene falou sobre o seminário que deverá haver em todas as U.E., dia 09 de maio, e sobre a eleição de líderes que acontecerá dia 13 do mesmo mês. Falou ainda sobre a programação do servidor que assume a função de O.E. do Pacto terá direito a 9 horas/ aulas para as ACs coletivas.
O aluno Nadson Rodrigues , presidente da ABES, falou sobre a importância da participação de todos os segmentos da sociedade na construção de uma gestão democrática e enfatizou sobre o poder que a juventude possui para transformar a escola atual numa escola nova.
Continuando os esclarecimentos sobre este significativo Projeto, a presidente da UBES, Beatriz Matos, trouxe-nos uma reflexão acerca do papel da escola diante da sociedade.
No final da vídeo, uma Orientadora de Estudo fez o seu relato de trabalho, mostrando os benefícios trazidos pelo Pacto e a real necessidade de continuação deste nas Unidades de Ensino.