O estudante Jean Carlos da Silva Rodrigues, 18 anos, do curso técnico em Comércio do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, foi o único aprovado, na Bahia, no Processo Seletivo de Coordenadores Regionais 2015 da Associação Brasileira de Incentivo a Ciências (Abric). Com isso, o estudante é credenciado pela Abric para atuar como multiplicador de conhecimentos e incentivador de eventos de pesquisas científicas na região Nordeste.
“Ciências é tudo na vida. Representa conhecimento, adquirido com estudos e pesquisas. Estou muito feliz com essa aprovação porque significa que vou ter mais suporte para compartilhar o meu aprendizado com os colegas e, assim, podermos nos tornar, cada vez mais, protagonistas na produção de novos conhecimentos, contribuindo para os avanços científicos no mundo”.
Autor de alguns projetos desenvolvidos no Ceep de Jacobina, em parceria com outros colegas, e estudante-pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Jean Rodrigues, já vem realizando palestras sobre iniciação científica em escolas da rede estadual. Ele conta que a sua participação em diversas feiras locais, estaduais e nacionais de Ciências – a exemplo das desenvolvidas pelo Centro (por onde se forma este ano) e a Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia –, despertaram nele o interesse pela pesquisa.
“A aprovação de Jean, nesse processo seletivo, é de grande relevância tanto para a sua vida, como para a nossa unidade. Reflete um trabalho contínuo e comprometido de todos que compõem a equipe do Ceep Felicidade. Acreditamos no potencial do nosso estudante, com certeza essa é apenas uma das inúmeras vitórias que virão na sua trajetória acadêmica”, declarou a vice-diretora Cristiane Lima Procópio Silva.
As professoras-orientadoras Zeniara Jatobá e Laudiceia da Cruz Santos destacam que a pesquisa científica na Educação Profissional vem se consolidando como vetor de promoção e emancipação do sujeito, colaborando para a formação de alunos mais autônomos, protagonistas, construtores do conhecimento e capazes de intervir socialmente. “É nesse sentido que o Ceep Felicidade vem incentivando a Ciência na escola e tem colhido frutos significativos nos diversos movimentos científicos nos âmbitos nacional e internacional. A vitória de Jean e de outros colegas é resultado das suas trajetórias de interesse pela investigação científica”, comemora Laudiceia.
Fonte: estudantes.educacao.ba.gov.br