Estudantes de Cícero Dantas criam biscoito de banana verde

Um biscoito saboroso, nutritivo e saudável, feito com a banana verde, foi criado pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Agricultura, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas, no Nordeste Baiano (a 322 km de Salvador). A ideia surgiu para aproveitar a fruta que é bastante produzida e consumida na região, agregando valor à Agricultura Familiar e, principalmente, estimulando o consumo de um produto mais saudável. O biscoito, que tem como base a farinha da banana verde, tem formato de cookies e leva ingredientes como açúcar mascavo, mel e margarina vegetal.

Estudantes criam alimento saudável por meio da . Cícero Dantas -  foto. divulg (2)

A estudante Jéssica Castro, 20, contou que o projeto trouxe a oportunidade de oferecer um produto mais saudável, principalmente para os alérgicos a glúten. “Queríamos produzir um biscoito que fosse uma alternativa para todos que têm interesse em uma alimentação mais saudável. A importância dada a esse aspecto foi tão presente no projeto que nem adicionamos sal à receita, por causa daqueles que possuem pressão alta”, destacou. A aluna disse, ainda, que a intenção seria disseminar a produção do biscoito na merenda escolar. “Este foi um dos nossos primeiros pensamentos ao desenvolver o projeto. As escolas terem a opção do cookie no cardápio da merenda e a ideia é tentar introduzir no CEEP neste ano”, disse.

Estudantes criam alimento saudável por meio da . Cícero Dantas -  foto. divulgação (1)

Sua colega Josefa Rosângela, 16, enfatizou a oportunidade da experiência para o aprendizado no curso em Agricultura. “É muito gratificante realizar trabalhos práticos para desenvolver o que adquirimos de conhecimento no Centro. Isso nos dá uma nova perspectiva sobre o que estamos aprendendo. Agora, estamos chegando ao último ano do curso bem preparadas, também subsidiadas pelos estágios, com o privilégio de trabalhar em empresas e associações da região”, disse.

Estudantes criam alimento saudável em Cícero Dantas -  foto. divulgação (2)

Veja como fazer:

Preparo da farinha:

- Cortar a banana verde em rodelas finas;

- Colocar para secar no sol ou forno até ficarem crocantes;

- Triturar no liquidificador.

Ingredientes do coockie:

- 1 kg de farinha de banana verde;

- 250 g de açúcar mascavo;

- 500 ml de mel;

- Uma colher e meia de sopa de margarina vegetal.

Preparo:

- Misturar tudo e mexer até ficar uma massa homogênea, consistente e solta;

- Distribuir a massa em formas;

- Colocar em forno pré-aquecido por 15 minutos.