Gestores escolares iniciam planejamento do ano letivo

004

A Secretaria da Educação do Estado está mobilizando os gestores escolares para o planejamento do Ano Letivo 2017, promovendo, de 11 a 26 de janeiro, a Pré-Jornada Pedagógica nos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). Em Salvador, a atividade foi realizada, na quarta-feira (11), no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré.

A ação visa orientar e estabelecer diretrizes para a realização da Jornada Pedagógica 2017, que tem como tema  “Escola e Comunidade para Educar e Transformar”, e acontecerá em dois momentos: na primeira etapa, de 1 a 3 de fevereiro, e, na 2ª etapa, no dia 21 de julho. A pré-jornada, em Salvador, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

“Acredito que a essência da escola é o seu eixo pedagógico, por isso é a unidade de ensino que tem que dizer qual o caminho que ela tem que seguir e a Secretaria se colocar à disposição para prover esse percurso. Portanto, é fundamental a participação de toda comunidade escolar, apresentando as peculiaridades da região onde a escola está situada”, destacou Pinheiro.

Durante o encontro, Pinheiro ainda revelou algumas novidades que serão implantadas no ano letivo 2017. “Como a ideia é resgatar o espírito da escola, como uma reestruturação da pedagogia, informamos que, para 2017, nenhuma escola vai ficar sem um coordenador pedagógico. Também estamos remodelando o Sistema de Gestão Escolar (SGE) com a cara da necessidade da rede estadual de ensino. Vamos dar autonomia a cada unidade escolar, dando total condição do gestor ser o operador do sistema”, relatou.

Na Pré-Jornada, os gestores escolares e diretores dos NRE organizam os trabalhos, discutem procedimentos gerenciais e pedagógicos. São também socializados e disponibilizados materiais de apoio para a realização das atividades programadas, buscando o alinhamento das ações para a Jornada Pedagógica em todos os Territórios de Identidade.

“Estamos reunindo 288 diretores de Salvador e Região Metropolitana (RMS) para debater as orientações para a próxima etapa. Estamos avaliando as atividades pedagógicas de 2016 e dialogando sobre a reformulação do PPP nas unidades escolares, que deve ser readequado às novas condições, realidades e legislações, para que tenha mais eficácia na sua execução”, explicou o diretor do Núcleo Regional de Educação de Salvador (NRE26), Luiz Henrique Peixoto.

Entre os presentes, Jener Freire, diretor do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no Barris, falou sobre a importância do trabalho coletivo. “Poder orientar os gestores para as atividades da Jornada Pedagógica é extremamente fundamental, pois possibilita que tenhamos contato com todas as orientações para a execução dos trabalhos, além de trocar experiência com outras unidades”, contou.