Escolas devem realizar cadastro para acessar informações do Programa Nacional do Livro Didático

Encerra no dia 30 de junho o prazo para os diretores das escolas estaduais cadastrarem sua unidade no Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) para recebimento dos livros didáticos. “É importante que os diretores façam esse cadastro para possibilitar que seus estudantes tenham disponibilizados todos os livros didáticos, que atendem a todas as séries do ensino fundamental e médio” informa a coordenadora do Livro Didático da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana
Segundo Alessandra Santana, o procedimento é obrigatório e “viabiliza o controle do recebimento, distribuição, avaliação e seleção no Programa Nacional do Livro Didático”, destaca.
Para o cadastro, o diretor deve acessar o portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no endereço www.fnde.gov.br e utilizar o login e senha enviados por meio de carta. Caso não possuam, a solicitação deve ser realizada no tel: 0800 61 6161.

Prorrogado prazo para inscrições do Concurso para Escritores Escolares

II-Escritores-Escolares-2015-02-1

O prazo para as inscrições do II Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação, iniciativa da Diretoria do Livro e Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon/SecultBA foi prorrogado para o dia 11 de junho. O Concurso visa sensibilizar os estudantes para o ato da escrita criativa, revelar novos talentos e promover a integração entre as escolas das redes pública e privada do estado. Em 2014, o Concurso premiou nove estudantes e concedeu três menções honrosas.

O certame é voltado para estudantes do Ensino Fundamental I, II e Médio. De acordo com regulamento, cada estudante poderá se inscrever com apenas um poema e/ou uma redação − ficcional ou não e de tema livre – e as obras devem ser inéditas, ou seja, não podem ter sido publicadas, impressas, e/ou classificadas em qualquer outro concurso. Para o diretor da DLL, João Moraes, o concurso gera um impacto nas crianças e jovens e pretende envolvê-los no ambiente da leitura, além de levar este estímulo para as famílias. “Os ganhadores levam livros como premiação e isso já vai atingir toda a família. Assim, envolvemos os espaços onde se constrói leitores, na biblioteca, em casa e na escola, que é onde se tem o maior índice”, frisou. Os vencedores em 1º lugar ganham 100 livros, o 2º ganham 75 e o 3º leva 50 exemplares para casa. Os que ganham Menção Honrosa também serão premiados, com 50 livros. Acesse a ficha de inscrição.

Diretoria
Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

Fonte:  Secretaria da Educação do Estado da Bahia

As Eleições de Líderes de Classe começam nesta quarta-feira, dia 27 de Maio!

liders de classeComeça hoje eleição para líderes de classe nas 1.369 escolas da rede estadual
Começa, nesta quarta-feira (27/05), a eleição geral para líderes de classe nas escolas da rede estadual de ensino. Até sexta (29/05), os mais de 930 mil estudantes matriculados irão escolher 20 mil representantes de turma. O processo eleitoral está movimentando as escolas. Os estudantes lançaram suas candidaturas e disputam os votos dos colegas. Eles querem desempenhar o papel de líder de classe para representar a turma, contribuindo para a gestão democrática e participativa das escolas.

O projeto Ouvidoria Vai à Escola esteve no Colégio Central de Ribeira do Pombal

20150512_093450

O projeto Ouvidoria Vai à Escola visitou, nesta terça-feira, dia 12 de maio, o Colégio Central de Ribeira do Pombal, quanto através de sua representante, Maria Genilda Santos de Morais, estabeleceu diálogo aberto com a comunidade escolar ao longo do dia com o objetivo de ouvir as necessidades dos estudantes e servidores.
O projeto é uma iniciativa em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Ouvidoria Geral do Estado, visando a promoção e a participação efetiva de todos nas decisões e iniciativas e, consequentemente, a melhoria da qualidade da Educação.

Prorrogadas as incrições para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos

upt
Atenção! As inscrições do cursinho pré-vestibular gratuito do projeto Universidade para Todos foram prorrogadas até o dia 21 de maio. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino municipal e/ou estadual no Estado da Bahia ou vão concluir em 2015. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, no Portal da Educação. Estão sendo ofertadas 22.600 vagas.O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é realizado na capital e em outras 186 localidades baianas, em 26 Territórios de Identidade. Na página virtual, os candidatos conferem os municípios que serão atendidos pela ação com os locais de funcionamento, o turno e o quantitativo de vagas e os documentos necessários.

Universidade para Todos irá atender mais de 22.000 estudantes!

O projeto Universidade para Todos irá atender mais de 22.000 estudantes da rede pública da Bahia. Trata-se de um curso preparatório para o vestibular e para o ENEM, que tem como objetivo o acesso à educação superior dos estudantes concluintes e egressos do ensino médio.

Para mais informações acesse www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos

Estudantes, participem do Concurso Caminhos do MERCOSUL – Brasil 2014!

mercosulEstão abertas as inscrições para o concurso histórico-literário “Caminhos do MERCOSUL”, que busca promover, entre os jovens de 15 a 17 anos, consciência favorável à integração regional, respeitando a diversidade cultural.
Serão selecionados, por país, 6 (seis) alunos de escolas públicas do ensino médio. O tema do concurso será “A Floresta Amazônica como Patrimônio da Humanidade” e o prêmio será uma viagem histórico-educativa, com todos os custos cobertos pela organização.

Para mais informações acesse o Ofício e o Folder do concurso!

BA

Folder_Caminhos_Mecosul_Amazonia_brasileiros

Atenção: o prazo para a eleição de líderes de classe foi prorrogado!

lider-classe-portalO prazo para a eleição de líderes de classe foi prorrogado para acontecer entre os dias 27 e 29 de maio, mas as escolas que já se programaram para o evento no dia 13 de maio, como anteriormente divulgado, podem fazê-lo normalmente.
A participação de líderes de classe é de suma importância diante da necessidade de planejar ações que sejam interventivas nas dimensões Pedagógica, Administrativa e Relacional. Pensar como estudantes podem contribuir para a melhoria da dinâmica escolar e dos resultados educacionais é fundamental para o desenvolvimento positivo na escola.
Temos certeza que o sucesso será grande e os ganhos imensos com a participação efetiva dos(as) estudantes no processo educativo.
Como sugestão, segue o link de um modelo de Plano de Ação de líderes e vice-líderes de classe.

plano_de_acao_lideresevice

 

Curso Bem-Vindo! Serviço Público: Estrutura e Funcionamento

Já estão abertas as inscrições para o Curso Bem-Vindo! Serviço Público: Estrutura e Funcionamento. As inscrições iniciaram-se no dia 23 de abril e encerram-se no dia 11 de maio, ou até que as turmas sejam preenchidas. As duas primeiras turmas do curso acontecem nos dias 12, 13, 20, 21 e 22 de maio de 2015, no prédio da Fundação Luis Eduardo Magalhães – FLEM, no Centro Administrativo da Bahia.
Criado em julho de 2010, o Curso Bem Vindo! é integrante do Programa Crescer de Formação e Aprimoramento na Administração Publica, uma iniciativa da Coordenação de Desenvolvimento do Servidor e Ensino à Distância, da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria da Administração, que tem o objetivo de facilitar o processo de desenvolvimento das competências profissionais de servidores estaduais recém ingressos, dos efetivos, dos ocupantes de cargo temporário (até o símbolo DAI-4), dos contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA e ainda de estagiários dos diversos órgãos da Administração Pública Estadual.